A crise causada pela pandemia do Corona Vírus (COVID-19) afeta diversos setores comerciais, bem como o setor alimentício.
Desde o início da crise até o momento atual, diversos restaurantes e negócios do gênero alimentício tiveram de fechar as portas e encerrar as atividades..
E aí fica o questionamento: Como não ser mais um negócio a fechar em meio a essa crise?
Pois vou te dar 5 dicas não apenas para você não ter de fechar seu restaurante, ou encerrar as atividades do seu negócio, como também manter o seu lucro!
1. Aproxime-se dos seus clientes
“Mas o cliente nem vem mais ao meu estabelecimento, como isso é possível?”. A aproximação dos clientes deve ser feita de modo a fazê-los se sentirem especiais, afinal é uma máxima que a experiência do cliente é mais responsável pela fidelização do que o próprio produto, certo?
Reveja seu modelo de negócios, aproveite a era digital que estamos inseridos!! Mas na teoria tudo é fácil e lindo, como pôr isso na prática?
Criar cardápios digitais e enviá-los por whatsapp aos clientes diariamente ou semanalmente, de acordo com a logística do seu negócio, contando o “prato do dia” ou outra novidade;
Oferecer descontos ou brindes a partir de uma quantidade pré-definida de pedidos;
Escrever, a mão, o nome do cliente ou até mesmo uma frase como “bom apetite” na embalagem do pedido;
Preocupar-se com o pós-venda, solicite um feedback do atendimento e do pedido feito ao seu cliente.
2. Divulgue nas redes sociais
Reforce a divulgação do seu produto nas redes sociais, faça sorteios em que os participantes precisam fazer algum tipo de divulgação da marca em suas redes sociais para participar, grave “stories” no Instagram mostrando o cardápio e os produtos do dia, reposte os posts dos seus clientes marcando o restaurante… literalmente “o céu é o limite”, tenha redes sociais engajadas para manter os clientes antigos e atrair novos!
Novamente, lembre-se da dica 1, faça seus clientes e seguidores se sentirem importantes, interaja com eles, responda de modo mais imediato e simpático possível às suas mensagens, faça com que a experiência do cliente seja agradável desde o primeiro contato dele com a marca.
3. Garanta e enfatize a segurança sanitária do seu estabelecimento
Em um momento delicado como uma pandemia as pessoas ficam receosas em comprar comida fora.
Assim, você deve se certificar, mais do que nunca, de que seu estabelecimento siga todas as normas de higiene e mostrar isso aos seus clientes é uma excelente maneira de incentivá-los a consumir seus produtos, pois passará segurança a eles.
Divulgue nas redes sociais do restaurante os cuidados realizados tanto na produção dos produtos como na entrega (processos de higienização, medidas de prevenção, uso de máscara pelos manipuladores do alimento e o que mais achar conveniente divulgar).
4. Entregar a domicílio (delivery)
Expandir os serviços do seu estabelecimento para a entrega a domicílio é algo praticamente imprescindível no cenário atual em que não se pode haver o consumo no próprio estabelecimento.
Além disso, é um ponto vantajoso para o estabelecimento tendo em vista o conforto que isso proporciona ao cliente.
Assim, seu negócio pode atingir um maior público e não se restringir apenas às pessoas que moram perto ou estão dispostas a se deslocar pelo produto. Lembre-se sempre de divulgar nas mídias sociais que o serviço de delivery está disponível para os clientes.
5. “Saia da caixinha” para aumentar seu ticket de vendas
A dinâmica mundial mudou, assim sendo, porque seu negócio deve permanecer igual? Com os mesmos processos? Fala-se agora do “novo normal”, aproveite esse momento para inovar, tentar novas ideias e se destacar no mercado!
Agora é hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer!
Ainda não sabe por onde começar a fazer as coisas funcionarem ou está com dificuldade para aprimorar seus processos? Confira o texto "4 sinais de que seu restaurante não será bem sucedido".
Aplicou as dicas acima ao seu negócio? Conta pra gente como foi a experiência nos comentários!
Para saber mais leia 4 sinais de que seu restaurante não será bem sucedido.
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