Somos uma máquina perfeita, formados a partir da interação de fatores genéticos, recebidos como herança, e fatores ambientais, que nos cercam e modificam. Assim, entendemos que esta interação, genética-ambiental, se perpetua e manifesta-se através das gerações.
Temos na alimentação o principal combustível e fator de desenvolvimento para que o equilíbrio entre ambiente e genética possam atingir várias e várias gerações, gerando manifestações plenas e favoráveis na constituição de cada indivíduo.
O alimento é fonte de nutrientes, os quais, se bem combinados, transmitem equilíbrio para o funcionamento do nosso corpo, aumentam nosso raciocínio, participam de processos de combate a infecções e previnem o surgimento de doenças oportunistas (doenças que se aproveitam do estado de debilidade das defesas do organismo para causar danos).
Temos um grande remédio diário em nossas mãos, o alimento, basta sabermos bem usá-lo.
OS BENEFÍCIOS DA ALIMENTAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO E PREVENÇÃO
A alimentação saudável e consciente, acima de tudo, contribui imensamente para a promoção de saúde, manutenção do nosso corpo e prevenção de algumas doenças. Fortalecemos nosso corpo com o que colocamos na mesa, assim como fortalecemos nossa mente ao conviver com o que nos faz realmente bem.
ALIMENTAR-SE BEM É A NOVA ORDEM MUNDIAL
O ato de comer atrelado aos hábitos saudáveis que praticamos (como caminhadas leves, sentar à mesa, cozinhar o próprio alimento junto com quem vamos comer) é o que faz a real diferença em nossa saúde livre de automedicação.
A humanidade forma um ciclo de interação e cooperação, mesmo que não se perceba no dia-a-dia, e tudo a nossa volta nos afeta de alguma forma.
É sempre bom lembrarmos que não existe alimento milagroso ou curativo.
Tudo é um processo. O processo de mudar hábitos, o processo de unir pessoas, o processo de adicionar coisas que realmente façam sentido em sua realidade.
Sim, muitos alimentos possuem nutrientes que potencializam nossas defesas naturais e são capazes de atrasar a ação de moléculas oxidantes (moléculas que degeneram/oxidam outras) imagina se atrelarmos esses alimentos ao nosso cotidiano promotor de saúde?!
Esse é um convite explícito! Nem todas as soluções precisam estar encapsuladas.
Quer saber mais?! Podemos te orientar com uma educação alimentar personalizada e prática. Fale com a gente: contato@nutrirconsultoria.com.br
Referências
BRASIL. Alimentação Saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais de saúde. [s.l: s.n.].
COSTA, E. DE A. Manual de Nutrientes: prevenção de doenças através dos alimentos. 3° ed. Petrópolis, RJ: VOZES, 2003.
CUPPARI, L. Nutrição Clínica no adulto. 4° ed. Barueri [SP]: Manole Ltda, 2019.
Comments