Com o aumento do consumo dos alimentos industrializados e a inserção de ingredientes químicos nos produtos, a consciência alimentar individual e social corre grande risco, dando margem a um futuro com menos saúde e mais alienação nutricional. Falaremos aqui sobre uma ferramenta que, além de trazer consciência alimentar, ajuda com questões sanitárias e sociais.
O que é um Rótulo Nutricional?
Segundo a ANVISA, a Rotulagem Nutricional pode ser definida como todo o conteúdo descritivo que visa transmitir informações sobre as propriedades nutricionais de um alimento para o consumidor, abrangendo também a declaração de valor energético e os principais nutrientes. Informações presentes na rotulagem contemplam o direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor, que diz que as informações sobre produtos devem ser transmitidas de forma clara e específica em elementos como quantidade, composição e validade.
Quando sua presença é obrigatória?
Todo alimento produzido, comercializado e embalado na ausência do cliente e em pronta-entrega tem como obrigatoriedade a presença de um rótulo nutricional demandado pelo Ministério da Saúde através da RDC N°360 de 23 de dezembro de 2003. Apenas alguns alimentos são excluídos da rotulagem nutricional obrigatória, sendo eles:
- Alimentos preparados e embalados em estabelecimentos comerciais prontos para o consumo, como por exemplo sanduíches;
- Bebidas alcoólicas;
- Carnes in natura, frutas e vegetais, refrigerados e congelados;
- Águas minerais e as demais águas de consumo humano;
- Café, erva mate, chá e outras ervas sem adição de outros ingredientes;
- Especiarias, vinagres, sal, aditivos alimentares, entre outros.
Qual sua importância para o consumidor e para a promoção de saúde?
Rótulos nutricionais não necessariamente tornam as escolhas alimentares mais saudáveis, mas oferecem ao consumidor a oportunidade de desenvolver a consciência alimentar, isto é, saber os ingredientes e nutrientes que compra e ingere.
Um dos importantes determinantes da saúde é o consumo alimentar, que é o parâmetro fundamental para a criação ou manutenção de Políticas Públicas relacionadas à alimentação e nutrição.
Além dessas questões, os rótulos também são fontes de dados muito importantes para achar a relação entre hábitos alimentares e doenças crônicas por exemplo, facilitando a identificação da segurança alimentar individual e populacional.
Alimentos que necessitam de rótulos nutricionais e não o possuem podem ser um grande problema! Precisa de uma elaboração de rótulo? Nos mande uma mensagem e te auxiliaremos!
Que conteúdo incrível! Saber o que estamos consumindo é primordial!